Repertório
Conheça um pouco sobre o repertório para piano e os grandes mestres da Música!
Frédéric Chopin - compositor polonês. filho de mãe polonesa e pai francês. Sua certidão de nascimento diz que a data do nascimento foi 22 de fevereiro, mas Chopin e sua família diziam 1 de março, além de ter sido batizado em 23 de abril de 1810, deixando a data correta uma incógnita. Sempre com a saúde frágil, morreu em Paris aos 39 anos, vítima de tuberculose.
Toda a obra existente de Chopin inclui o piano assumindo algum papel (predominantemente como um instrumento solo), e suas composições são amplamente consideradas como repertório essencial para este instrumento. Na maioria das vezes sua música é tecnicamente exigente, mas seu estilo, no geral, enfatiza mais a dança e a profundidade expressiva do que o virtuosismo técnico. Pertence ao período musical do Romantismo.
Wolfgang Amadeus Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância. Já competente nos instrumentos de teclado e no violino, começou a compor aos cinco anos de idade, e passou a se apresentar para a realeza européia, maravilhando a todos com seu talento precoce. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente, conseguiu conquistar grande prestígio mesmo entre os leigos, e sua imagem se tornou um ícone popular. Pertence ao clacissismo musical.
Ludvwig van Beethoven - Nasceu em Bonn, batizado em 17 de dezembro de 1770. Faleceu em Viena, em 26 de março de 1827. Foi um compositor do período de transição entre o classicismo e o romantismo. É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem quanto do conteúdo musical de suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. Sua terceira sinfonia, a "Eróica" é considerada como o marco entre o Clacissismo e o Romantismo.
Claude-Achille Debussy foi um compositor francês. Nasceu em Saint-Germain-en-Laye, em 22 de agosto de 1862 e faleceu Paris, em 25 de março de 1918. Enquanto o romantismo se desenvolvia - e se exauria - na segunda metade do século XIX, Debussy foi o maior representante do impressionismo, caracterizado por uma harmonia fluida que transcendeu os limites bem estabelecidos pelo sistema tonal até então. Incompreendido pelos de seu tempo, criou uma obra pouco acessível ao grande público, com algumas exceções mais cohecidas como La Mer, o Prélude à l'après-midi d'un Faune, ou o terceiro movimento da Suíte Bergamasque, denominado Clair de Lune, mostrado no vídeo acima.
Há vários outros compositores eruditos e também populares com muitas outras músicas maravilhosas para serem ouvidas e tocadas! Não há como apresentá-los todos no mesmo momento, mas fica o convite para você visitar nosso Estúdio de Piano onde temos muito prazer em cumprir nossa missão de difundir esse conhecimento tão pouco presente em nossa sociedade, em nossa cidade!