Por que praticar Piano?
Será que tocar piano deixa você mais inteligente?
Na verdade, este instrumento exige muito de nós intelectualmente... Com certeza tem esse poder! Mas ninguém começa a aprender piano ou música para ficar mais inteligente, não é verdade?
É sobretudo a beleza do instrumento e a paixão pelas obras de piano que motivam os alunos.
Mas, no entanto, se este instrumento de cordas realmente tiver a capacidade de aumentar nosso QI ou nossas habilidades cognitivas... Apenas isto já é uma boa razão para aprendê-lo, não é?
Para aqueles mais inteligentes, logo abaixo tem um texto detalhando a relação entre tocar piano e o QI.
Divirta-se!
Tocar piano aumenta a inteligência?
(10 provas disso!)
1. Aprender a tocar piano "muda o cérebro".
O que queremos dizer com "aprender a tocar o piano muda o cérebro humano"? Que tem um efeito direto sobre os neurônios? Cientistas da Northwestern University realizaram uma grande pesquisa investigando os benefícios da música para a saúde e o bem-estar. E, de acordo com eles, tocar piano não é apenas uma maneira de se divertir, mas também de se tornar mais inteligente. Na verdade, aprender o piano ou música em geral provocaria novas conexões neurais! Conexões que não existiriam sem tocar piano... O estudo foi publicado na Nature Reviews Neuroscience: aprender música tem um impacto profundo em nossa capacidade de aprender um idioma, na nossa concentração, na nossa memória e nas nossas emoções.
2. Procurando um método de piano que traga bem-estar e reduza o estresse?
Reservar um momento para si mesmo, sentado em seu banquinho e tocando seu piano, esquecendo o seu dia no trabalho ou na escola: essa é uma ótima maneira de relaxar e descontrair. Sabia que piano originalmente quer dizer, no sentido musical, "suave" em italiano? O som do piano é considerado justamente um dos mais macios e tranquilizantes de todos os instrumentos. Se a música amolece os corações, como diz o ditado, o piano está lá para provar isso. É um bom antidepressivo... Já pensou?
Múltiplos estudos comprovam os benefícios da música no estresse: o piano faz bem para a saúde. Isso acalmaria seu estresse, suas ansiedades do cotidiano.
Aprender o piano é um remédio contra estresse tão poderoso quanto o esporte, por exemplo! isto porque, em primeiro lugar, leva o pianista a se concentrar em uma tarefa e não pensar em mais nada. A música é uma disciplina exigente que não deixa espaço para distrações. O pianista direciona o foco para a respiração, as notas, teoria musical, harmonia, intervalos, escalas e ritmo. Nada melhor que isso para deixar o estresse de lado.
Finalmente, saiba que aprender o piano e praticar diariamente proporciona verdadeiros sentimentos de felicidade. Dominar esta arte e ouvir a melodia fluindo pelos seus dedos é uma atividade que proporciona uma verdadeira sensação de autorrealização e bem-estar.
A ciência também abordou esta questão e fez pesquisas expondo trabalhadores em situações estressantes a aulas regulares de piano. Resultado: menos burnouts e uma melhora sensível no humor!
3. O piano melhora a memória e as habilidades cognitivas
Nós sabemos já há algumas décadas que aprender o piano e música melhora nossas habilidades intelectuais. Nada mais lógico, portanto, que outros cientistas abordassem este tema e tentassem descobrir ainda mais. Essas pesquisas concluíram que ouvir música e tocar um instrumento melhora também a memória. Foram testadas 22 crianças com idade entre 3 e 4 anos e meio. Quinze delas receberam aulas de piano na companhia de um professor, enquanto as demais frequentaram aulas de canto. No final, várias semanas depois, verificou-se que os quinze estudantes de piano melhoraram em 34% suas habilidades espaço-temporais. A revista Telegraph on-line também afirmou: "Nova pesquisa sugere que tocar um instrumento muda regularmente a estrutura do cérebro humano e, acima de tudo, aumenta suas capacidades. A música pode, portanto, ser usada em terapias para melhorar as capacidades de memória."
Aprender o piano também contribui para decifrar um novo idioma: a teoria musical. As notas, clave de sol, clave de fá, intervalos, escala menor, teoria musical, harmonia... Como localizar as notas em uma partitura ou identificar uma nota muito precisa de ouvido... Além disso, tocar ou treinar nos teclados exige atenção, concentração.
Vivemos em um mundo onde a concentração se torna cada vez mais rara, cada vez mais difícil. Tudo nos afasta de atividades que exigem concentração, paciência. E o surgimento das novas tecnologias certamente não contribuem para melhorar isso. Aprender o piano é exercitar a sua concentração e vai contra a corrente dominante que faz da instantaneidade um valor supremo.
4. O piano e a teoria da música ensinam perseverança
Aprender a tocar exige perseverança. Em primeiro lugar, porque é preciso aprender a teoria da música. É necessário um determinado espaço de tempo para você se tornar gradualmente uma pianista. Música e piano são disciplinas muito exigentes, para as quais somos mais ou menos talentosos.
Portanto, se você não é do tipo que tem perseverança, ao estudar o piano você vai ser levado a aprender isso. Quando alguém tem ambição de dominar perfeitamente um instrumento, paciência e perseverança são armas muito úteis. Caso contrário, as chances de desistir são altas...
5. Tocar piano aumenta a coordenação do cérebro e do corpo
É fundamental saber coordenar a mão esquerda e a mão direita no teclado! Além da capacidade para criar e improvisar, toda a arte do músico vem da sua coordenação motora, isso pode contribuir para o desenvolvimento psicomotor. Tocar piano é exercitar todo o seu corpo. Todos os estudantes de piano conhecem a importância da postura, posição das costas, braços e antebraços ao tocar piano. A coordenação motora das duas mãos, sua independência, algo formidável para todos os pianistas, também é essencial, claro, na melhoria da coordenação de seus movimentos. Uma coordenação entre o cérebro, os olhos e as mãos. O pianista, em frente ao instrumento e a partitura do piano, deve ler e decifrar o ritmo e a música que ele tem diante dele. Instantaneamente, as notas e os acordes devem ser transformados em gestos no piano, em posições específicas. Então ele deve pressionar as notas certas com seus dedos.
Para não mencionar o uso de ambas as mãos: mão direita e mão esquerda!
6. Aprender o piano ajuda a progredir na leitura
Aprender a teoria da música é como estudar um novo idioma, como já dissemos acima. Um idioma feito de notas, acordes, claves, intervalos, harmonia, ritmos... A revista Psychology of Music também procurou saber mais sobre o poder da música de tornar mais inteligente. E ainda mas especificamente na leitura: "Crianças que frequentaram aulas de música por muitos anos, com uma aprendizagem complexa de ritmos e tons, apresentam maiores habilidades de leitura em comparação com os não-músicos. "
Tocar piano requer leitura constante de partitura, notas e acordes.
7. Descobrir o piano também é estudar séculos de cultura musical!
O estudo de música clássica e de piano evoca séculos de história e de cultura. De Bach a Beethoven, Debussy, Vivaldi, Brahms, Chopin, Haendel, Schubert, Verdi... Você tem que estudar os melhores compositores! Aprender o piano não é apenas descobrir a música clássica. É também aprender outros estilos como blues, jazz, folk, rythm & blues... Por que também não olhar para a criação deste instrumento de cordas, resultante da evolução do clavicórdio, instrumento com 4 oitavas e nas cores inversas daquelas do piano? Os primeiros vestígios do antepassado do piano de cauda ou do piano acústico apareceram em 1709. Com a criação de um instrumento para tocar "piano" e "forte". Também foi melhorado em 1728 pelo alemão Gottfried Silbermann, depois testado pelo famoso Johann Sebastian Bach.
8. Aprender música contribui para o desempenho escolar
Por meio destas diferentes demonstrações, provando que tocar piano melhora a inteligência, também podemos concluir que o instrumento pode contribuir para o desempenho escolar dos estudantes. Por exemplo, lembre-se da melhoria no campo da leitura. Mas também para a memória ou as conexões neurais. Aprender o piano também ajudaria a desenvolver boas habilidades na aprendizagem de uma nova língua. A teoria da música é uma delas. Talvez o primeiro idioma estrangeiro depois da língua materna. Conhecer a teoria da música é, portanto, um primeiro sinal de sua capacidade de falar outro idioma. Em suma, há tantos sinais encorajadores de que aprender a tocar piano pode ajudar na escola! Em línguas ou exatas.
9. Tocar piano também significa ser disciplinado
Aprender o piano leva vários anos. Perseverança e paciência são qualidades indispensáveis, como dissemos. Isso é para o longo prazo.
Mas, a curto prazo, ser paciente durante uma introdução ao piano também exige disciplina.
Obras difíceis não podem ser aprendidas se você for desorganizado e não respeitar completamente a melodia indicada na partitura correspondente. Você precisa ser assíduo ao longo de suas aulas.
Além disso, tocar o instrumento não significa apenas tocar com seu professor de música. Tornar-se um pianista exige um estudo regular fora do horário das aulas! Horas do seu tempo livre, nas quais você costuma descansar ou se divertir com os amigos. Algo que requer muita disciplina, que você também pode aplicar a muitas outras áreas, como o trabalho.
10. Paradoxalmente, aprender a tocar o teclado ajuda na sociabilização
Aprender o piano também pode levar a isso: muitos novos amigos prontos para admirá-lo!
Ao contrário do que se poderia pensar, aprender a tocar piano também desenvolve a inteligência social do pianista. O instrumento é tocado sobretudo sozinho, mas exige uma aprendizagem séria na companhia de um professor. Muitas vezes, o aprendiz de pianista frequenta uma escola de música onde ele descobre a teoria musical ao lado de muitos outros alunos iniciantes.
Mas tocar obras de piano não é necessariamente uma arte que deve ser praticada sozinha.
O instrumento também pode ser tocado em um grupo musical, experiência que ajuda bastante na socialização. E por que não fazer alguns shows também, na frente de uma plateia enlouquecida? Faça um grande favor para seu cérebro: toque o piano!
Outras razões para tocar piano - Aprenda o piano para se divertir
Tocar música, em especial o piano, é antes de mais nada uma oportunidade para se divertir e relaxar. Aprender o piano é uma atividade divertida, apesar de tudo o que possa ser dito. E mesmo que no começo seja algo difícil. Sim, tocar escalas não é a coisa mais agradável do mundo de se fazer. Mas tocar as músicas que gostamos, na frente de amigos ou até mesmo sozinhos, é algo que nos traz muita satisfação.
A improvisação é uma atividade extremamente divertida. A capacidade de improvisar é algo a ser conquistado e requer antes de mais nada aprender o básico do piano, em especial a harmonia (a ciência dos acordes e de seus sequenciamentos). Mas os esforços do começo certamente valem o investimento.
Quando você conseguir soltar seus dedos no teclado, improvisando melodias incríveis, você vai entender que o sacrifício não terá sido perda de tempo!
Aprender o piano é uma porta de entrada para todos os outros instrumentos
O piano é o rei de todos os instrumentos, e esse título não é exagero. Quem sabe tocar piano aprende mais facilmente os outros instrumentos - e todos os outros! O piano é de fato um instrumento de cordas que contém não menos de 88 teclas diferentes. O registro do piano (seu espectro de notas) é o mais extenso de todos os instrumentos. Não é o máximo?
Por sinal, todos os grandes compositores (exceto talvez Berlioz) eram pianistas. Eles escreveram suas partituras, suas sinfonias e suas óperas sempre com um piano ao lado.
É bom saber: o piano é o único instrumento (junto da harpa) que usa duas claves diferentes: a clave de sol e a clave de fá. Mais um ponto extra para sua bagagem musical!
Ganhe autoestima por meio de aulas de piano (vença a timidez)
Tocar piano ajuda a ganhar autoconfiança. Claro, isso não é absolutamente específico do piano, nem somente da música, aliás. Em qualquer campo, dar um passo, conseguir algo, superar, conquistar um obstáculo ou alcançar um objetivo é um poderoso fator de autoconfiança e autoestima. Da mesma forma, tocar uma obra no piano na frente da família ou dos amigos é algo que faz bem para sua autoestima e sua autoconfiança. Se você é inseguro em relação a si mesmo, as aulas de piano vão lhe fazer muito bem.
Tocar um instrumento e, sobretudo tocar o piano, é um ato de valorização das habilidades da pessoa. Ao dominar o teclado, o aprendiz vai poder reproduzir músicas que o farão orgulhoso diante de amigos, família e até diante de si mesmo. Caso o aluno seja seu filho, é importante incentivá-lo ao longo dos seus estudos, parabenizá-lo quando uma dificuldade foi ultrapassada, quando uma nova música foi assimilada ou quando um exercício for executado corretamente. Esses incentivos vão ajudar seu pequeno a seguir seu caminho, continuar suas aulas de piano e ganhar autoconfiança.
"Ela veio por intuição, e a Música foi a força motriz por trás dessa intuição. Minha descoberta foi o resultado da percepção musical" - foi o que respondeu Einstein quando lhe perguntaram como lhe ocorreu a Teoria da Relatividade.